sábado, 26 de maio de 2007

Os 10 comandos mais utilizados

 Como adoro um Meme, estou aqui postando meu resultado, depois de ler alguns blogs [1,2].

Primeiro, para pegar os comandos mais utilizados, siga as técnicas abaixo:

history|awk '{print $2}'|awk 'BEGIN {FS="|"} {print $1}'| \
sort|uniq -c|sort -rn|head -10

A minha saída, foi a seguinte:

anderson@horus:~$ history|awk '{print $2}'|awk 'BEGIN {FS="|"} {print $1}'| sort|uniq -c|sort -rn|head -10
134 ls
128 cd
56 svn
17 ps
16 vi
13 rm
10 python
9 dmesg
8 ssh
7 g++

Um detalhe interessante é que utilizo muito o Emacs, mas o mesmo não aparece na lista porque utilizo dentro do Desktop. Geralmente deixo o Emacs aberto e faço muita coisa dentro dele. O interessante é que com a saída acima é possível identificar as linguagens de programação que mais admiro e o editor que utilizo para fazer coisas rápidas, como editar arquivos de configuração, etc.

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Instalando Debian Etch em um PowerBook G4 sem CDROM

 De vez em quando gosto de alguns desafios técnicos. Vou compartilhar um desafio que passei hoje, pois a receita pode ajudar outras pessoas com o mesmo problema.

1. Cenário: Um PowerBook G4 (meio antiguinho) com Mac OS 10.3 parcialmente instalado, com problemas no CDROM e apenas com Airport (wifi) funcionando no local;

2. Objetivo: Fazer o notebook ficar funcional, pois o MacOS estava com alguns problemas de instalação e não podia ser reinstalado no equipamento, pois o CDROM estava com problemas (e também não se exite alguma maneira de instalar o MacOS via rede);

3. Solução: Tentar uma instalação do Debian Etch via rede, mas o desafio era fazer o boot via Airport, chamar o instalador remotamente e prosseguir com a instalação;

A brincadeira foi divertida. Depois de ler alguns sites sobre GNU/Linux no PowerPC e fuçar um pouco no Google, encontrei uma solução que parecia ser simples, até demais. Basicamente você precisa de um utilitário chamado Yaboot, que é uma espécie de bootloader para Macintosh modelos NewWorld (que é o caso do G4 e da maioria dos PowerPCs mais novos). Dentro do próprio MacOS, eu baixei os arquivos yaboot, yaboot.conf, vmlinux, initrd.gz e boot.msg do local abaixo:

http://http.us.debian.org/debian/dists/etch/main/installer-powerpc/current/images/powerpc/netboot/

Depois, basta copiar os arquivos acima para o diretório raiz do MacOS.

O próximo passo é fazer o reboot do MacOS e entrar na Eprom do equipamento, que pode ser feito pressionando ao mesmo tempo as teclas command (a maçã), option (alt), O e F. Se achar difícil fazer isso com as mãos, use os pés para ajudar.

Se você conseguiu segurar todas as teclas acima, uma telinha com um prompt boot> aparecerá. Nesse ponto, você pode chamar diretamente o yaboot, com o seguinte comando:

boot hd:2,yaboot

Note que o identificador 2 pode mudar dependendo como o seu MacOS foi instalado. Para descobrir qual é a partição certa, volte no MacOS e utilize a ferramenta diskutils para descobrir.

Se tudo der certo, você verá o pinguim e o kernel Linux sendo carregado. Depois disso basta prosseguir com a instalação normal do Debian. Só cuidado para não interromper a instalação depois que reparticionar o disco, se isso acontecer você vai precisar de um CD ou alguma outra forma para acessar o disco novamente.

Depois de aguardar o download dos pacotes via internet, estou com o PowerBook com Debian PowerPC devidamente instalado! :) É nele que estou fazendo esse post.

anderson@notebook:~$ uname -a

Linux notebook 2.6.18-4-powerpc #1 Wed Apr 18 01:52:23 UTC 2007 ppc GNU/Linux

Cuidado: Não me responsabilizo por perda de dados, faça backup de seu sistema e siga o procedimento acima por conta e risco.

Top 5 sites de wallpaper para baixar

Selecionamos alguns sites de wallpapers para baixar. Nosso critério na escolha é a inclusão para baixar em qualquer dispositivos, e com um s...